O futuro: nossas crianças

Estimular a leitura nas crianças é fundamental para que o nosso país e o mundo tenham um futuro melhor. E isto é um dever, uma missão, especialmente dos pais. Muito mais que a escola, os pais precisam incentivar seus filhos a ler, não apenas adquirindo livros para as crianças ou lendo para elas antes de dormir, mas principalmente dando o exemplo. Uma pesquisa recente "Retratos da Leitura no Brasil", promovida pelo Instituto Pró-Livro e aplicada pelo Ibope, revelou que a maioria dos adultos que não gostam ou não têm o hábito de ler não foram estimulados pelos pais quando crianças, não viam os pais lendo e não ganharam livros de presente. Como disse Lya Luft, é durante estes primeiros anos que "nasce a atitude em relação ao nosso lugar no mundo, escolhas pessoais e profissionais, pela vida afora".

E engana-se quem pensa que a leitura não pode começar desde cedo, mesmo antes de se aprender a ler de fato. Para cada faixa etária, a leitura desempenha um papel importante e uma função específica no desenvolvimento da criança:

Antes dos 3 anos - enriquece o imaginário e amplia o vocabulário. Ajuda a criança a diferenciar o ritmo e a cadência da fala do cotidiano da leitura com emoção, além de habituá-las ao contato com os livros. Como estimular? Leia para a criança.

Entre 4 e 6 anos - Ajuda a criança a se familiarizar com a escrita e na formação de sua personalidade.

Entre 7 e 9 anos - Ajuda na capacidade de produzir textos e a formar um gosto específico por determinados gêneros literários.

Entre 10 e 12 anos - Aumenta o conhecimento e a percepção do mundo, ajuda a confrontar idéias e a formar uma capacidade crítica e de abstração.

Quer saber mais? Você encontra mais informações e idéias interessantes para estimular os pequenos aqui!

Lembre-se: ler nunca deve ser uma obrigação. Mas ajudar a criança a descobrir o prazer da leitura é imprescindível! Comece dando o exemplo.